LANTERNAS FLUTUANTES – habitando poeticamente o mundo. é o novo livro do jornalista Aylê-Salassié Filgueiras Quintão, editado no Brasil , pela Albatroz (Rio) e, na Alemanha, pela Omni Scripta (Saarbrucken). Mostra como, na vida real, absorve-se, sem perceber, o modo de ser, de falar, de se relacionar com pessoas próximas que se distinguem por traços singulares e expressivos, fortes e originais.
São modelos arquetípicos (Jung), percebidos na história do sujeito, que insurgem vez por outra nas memórias involuntárias (Proust), ambientando-se nas imagens que a gente constrói da natureza ao nosso redor (fenomenologia de Husserl), cuja essência foi captada pelo poeta alemão Friedrich Holderlin: O homem habita poeticamente sonhos, alegrias, frustrações ou angústias, tanto o bem quanto o suposto mal.
Narrativo, ao mesmo tempo poético, LANTERNAS conta histórias que se superpõem pelo encantamento emergido de cada personagem. A ciência, as ideologias e as religiões são empurradas para o campo do relativismo. O LANTERNAS tem objetivos pedagógicos (Educação Informal) . No Rio, pode ser adquirido com a Albatroz (Amazon) ; em Brasília, na Livraria do Chiquinho, na UnB ou com o próprio autor [email protected].